Timothy Dalton

Timothy Peter Dalton (Colwyn Bay, 21 de março de 1946) é um ator britânico natural de Colwyn Bay no País De GalesTimothy Dalton ficou mundialmente conhecido após ter sido o 4º ator a interpretar o famoso agente secreto britânico James Bond, nos filmes 007 – Marcado Para A Morte e 007 – Permissão Para Matar.

Antes de se tornar Bond, Timothy Dalton já era um renomado ator dos teatros britânicos. Antes de ser contratado para assumir o papel do agente secreto, já havia se oferecido para assumir o personagem quando Sean Connery recusou-se a fazer os filmes 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade e Com 007 Viva E Deixe Morrer, mas foi vetado pelos produtores, por ser jovem demais, tinha apenas 23 anos na época.

Quando Roger Moore se aposentou do papel aos 58 anos de idade, com o filme 007 – Na Mira Dos Assassinos de 1985, Pierce Brosnan foi convidado a fazer o papel, mas como estava cumprindo contrato com outras produções, não pode dar vida ao personagem naquela ocasião. Dalton então assinou um contrato de três filmes, mas durante uma batalha judicial pelos direitos da personagem James Bond, seu contrato para o terceiro filme expirou.

Descrente quanto à idéia de que viriam mais filmes do agente, o ator se envolveu em outros projetos. Em 1995, quando finalmente a produção de 007 Contra GoldenEye foi anunciada, Timothy Dalton disse que não faria mais o papel. Em compensação, sua carreira no teatro britânico continuou a subir.

Até hoje é considerado por muitos fãs de 007 como o ator que trouxe um perfil mais realista ao agente secreto, por ser mais sombrio e mais sério, aproximando-se assim do queIan Fleming havia criado, ao contrário do tom cômico na década de 70 com os filmes de Roger Moore. Muitos dizem também que se Timothy Dalton tivesse feito mais um filme da série 007, sua carreira no cinema teria seguido um rumo melhor.

Além de seu trabalho como Bond, Dalton construiu uma carreira diversificada. Atuou em uma ampla gama de produções teatrais, filmes e séries de televisão. Seus papéis variaram desde heróis trágicos até vilões complexos, mostrando sua habilidade de se adaptar a diferentes gêneros e personagens. Sua atuação impecável lhe rendeu elogios tanto dos críticos quanto dos colegas de profissão.

Entre os destaques da carreira estão filmes como “Rocketeer”, “Um Conto Quase de Fadas” e a voz do personagem Mr. Pricklepants no terceiro filme da série “Toy Story”, além de ter interpretado o Inspetor Jones no filme “O Turista”, com Johnny Depp e Angelina Jolie. Em 2012, também emprestou sua voz para o personagem Lord Milori na animação “Tinker Bell: O Segredo das Fadas”.

Na  televisão fez participações especiais nos seriados “Dr. Who” e “Chuck”, e esteve em papéis de destaque em “Penny Dreadful”, “Patrulha do Destino” e na aclamada “The Crown”. Sua presença cativante e dedicação à arte da atuação fizeram dele um ator respeitado e admirado em todo o mundo.

A carreira de Timothy Dalton é um testemunho de seu comprometimento com a excelência artística e sua habilidade em dar vida a personagens memoráveis. Sua trajetória no cinema e no teatro contribuiu significativamente para a rica tapeçaria da indústria do entretenimento.

Filmes

Translate »