Michael G. Wilson entrou para a EON Productions em 1972 como assistente do departamento jurídico, sendo promovido a assistente de produção em 007 – O Espião Que Me Amava. Estreou como produtor executivo em 007 – Contra o Foguete da Morte, mantendo-se na função nos dois filmes seguintes de Bond. Demonstrou toda a sua criatividade como corroteirista de 007 – Somente Para os Seus Olhos, 007 Contra Octopussy , 007 – Na Mira dos Assassinos, 007 – Marcado Para A Morte e 007 – Permissão Para Matar. Foi produtor, com seu padrasto, o falecido Albert R. Broccoli, de 007 – Na Mira dos Assassinos, 007 – Marcado Para A Morte e 007 – Permissão Para Matar. Atualmente, é presidente da EON Productions Ltd.
Quando James Bond retornou às telonas após uma ausência de seis anos, Michael G. Wilson produziu o grande sucesso, 007 Contra GoldenEye com sua irmã, Barbara Broccoli, seguido dos próximos seis títulos de Bond, incluindo o sucesso de bilheteria, 007 – Operação Skyfall, que ganhou o BAFTA de Melhor Filme Britânico de 2012, e 007 Contra SPECTRE lançado em 2015.
Formado em Engenharia Elétrica, em seguida, Wilson estudou Direito na Universidade de Stanford, trabalhou para o governo americano e se tornou sócio de uma firma de prestígio de Washington, D.C., especializada em Direito Internacional.
Michael tem interesse por todos os aspectos relacionados à fotografia e é um especialista reconhecido em fotografia do século 19 que, em 1998, fundou o Wilson Centre para estudos e pesquisas da história e da estética da fotografia.
Juntamente com Barbara Broccoli, produziu inúmeras montagens teatrais, incluindo “La Cava” (2000), “Chitty Chitty Bang Bang” (2002, em Londres, 2005, na Broadway) e “A Steady Rain” (2009). Em 2012, eles fizeram a adaptação teatral do filme aclamado pela crítica, “Once”, recebida com elogios na sua estreia na Broadway. Mais recentemente, Wilson e Broccoli adaptaram “Carruagens de Fogo” (Chariots of Fire), que ficou em cartaz no West End londrino durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Foi agraciado com a OBE (Ordem do Império Britânico) na lista de Honra do Ano de 2008 de Sua Majestade, a Rainha. Em 2014, foi honrado com o prêmio David O. Selznick Achievement Award in Theatrical Motion Pictures do sindicato dos produtores dos EUA, o Producers Guild of America.