Morreu neste sábado, aos 81 anos, o fotógrafo britânico Terry O’Neill. Entre as inúmeras celebridades capturadas pelas suas lentes nas últimas décadas, ele era conhecido por ter fotografado todos os atores que deram vida ao personagem James Bond, de Sean Connery a Daniel Craig.
Terry O’Neill ganhou notoriedade ao documentar a moda e o estilo das celebridades na década de 1960 como Judy Garland, Brigitte Bardot, Elton John, os Beatles, os Rolling Stones, e a atriz americana Faye Dunaway, sua namorada na época, além de retratos da família Real Britânica e de políticos influentes. As pessoas fotografadas por ele eram capturadas em momentos de distração ou em ambientes não convencionais.
Seu trabalho já foi apresentado em inúmeras exposições, e na última década foi reconhecido como Membro Honorário da Royal Photographic Society em 2004, e também recebeu a Society’s Centenary Medal. Suas obras são mantidas na National Portrait Gallery, em Londres.
Entre as fotografias mais conhecidas de O’Neill também estão as dos atores que interpretaram James Bond, como Sean Connery nos bastidores de filmes como 007 – Os Diamantes São Eternos, Roger Moore em Com 007 Viva e Deixe Morrer e Pierce Brosnan em 007 Contra GoldenEye.
Em uma declaração dada em 2012, o fotógrafo disse: “Eu fotografei todos os Bonds, e isso é algo extraordinário ter feito na vida, é incrível.”
Em 2012, O’Neill publicou “All About Bond”, seu primeiro livro sobre 007 que incluí fotos dos bastidores do tempo em que trabalhou como fotógrafo da franquia. Em abril do ano que vem, um novo livro póstumo será publicado: “Bond, Beauties and Villains: Inside the World of James Bond”.
A morte de Terry O’Neill foi anunciada na manhã deste domingo pela Iconic Alternatives, agência de publicidade que administra seu conteúdo.
Sem Comentários