Hoje, Pierce Brendan Brosnan, o quinto ator a interpretar James Bond no cinema, completa 66 anos de idade. Natural de Navan na Irlanda, além de ativista ambiental, após sua despedida do papel de 007, Pierce Brosnan mantém uma sólida carreira no cinema e atua em filmes de gêneros variados.
Filho único de pais separados, Pierce Brosnan viveu até os 11 anos num internato irlandês enquanto sua mãe trabalhava em Londres, após seu pai abandonar a família. Em 1964 junto com a mãe e o padastro, mudou-se para Londres onde teve o primeiro contato com o cinema, coincidentemente com o filme 007 Contra Goldfinger, que o ator lembra orgulhosamente até hoje em entrevistas. Na capital inglesa, cursou a escola secundária pública em Putney, onde era chamado de “O Irlandês”.
Com o desejo de ser artista, Pierce começou a fazer ilustrações comerciais e durante três anos cursou uma escola londrina de artes dramáticas. A partir de 1975, começou a participar de pequenas peças no teatro londrino até causar furor com o papel de Mac Cabe em “The Red Devil Battery Sign” de Tennessee Williams, que lhe mandou um telegrama agradecendo pela sua atuação na estréia da peça.
Atuando até o começo dos anos 80 em pequenos filmes, foi com sua estréia na TV americana com “Remington Steele” que se tornou conhecido nos dois lados do Atlântico. Estrelado por ele, o seriado teve grande audiência e popularidade tanto nos EUA quanto na Grã-Bretanha. O sucesso na TV nela lhe rendeu a primeira oportunidade de ser convidado para o papel de James Bond pelo lendário produtor Albert ‘Cubby’ Broccoli, mas o contrato com a rede NBC impediu que aceitasse o convite. Na época, atuou ao lado de Michael Caine em “O Quarto Protocolo” e com Robin Williams e Sally Field na comédia “Uma Babá Quase Perfeita”.
A primeira ligação de Pierce Brosnan com James Bond aconteceu em 1981 através de sua primeira mulher e ex-Bond Girl, a atriz Cassandra Harris. Aos 28 anos, durante as gravações do filme 007 – Somente Para Seus Olhos com Roger Moore em 1981, o ator foi visitar sua mulher nas filmagens. Ao vê‐lo no set, Cubby teria gostado muito de Brosnan: “Se este cara souber atuar, ele é meu próximo Bond”. Com a aposentadoria de Moore em 1986, Brosnan foi novamente convidado para interpretar o agente secreto, mas os produtores de “Remington Steele” ainda o tinham sob contrato, e resolveram fazer mais uma temporada da série, impedindo que ele aceitasse o papel, que acabou ficando a cargo de Timothy Dalton.
Foi então 994, após um hiato de quase seis anos na produção de filmes de Bond devido às batalhas judiciais sobre a propriedade da franquia, Dalton desistiu do papel, abrindo caminho para que Brosnan assumisse o personagem em 007 Contra GoldenEye, filme que ressuscitaria a série tanto para o público quanto para a crítica.
Entre 1995 e 2002, Pierce Brosnan atuou como James Bond em quatro filmes: 007 Contra GoldenEye de 1995, 007 – O Amanhã Nunca Morre de 1997, 007 – O Mundo Não É O Bastante de 1999 e 007 – Um Novo Dia Para Morrer em 2002. Consciente do perigo de ficar estereotipado apenas como 007, deixou claro em seu contrato, de que pudesse fazer filmes diferentes entre os longas da série, e trabalhou em diversas produções como “Marte Ataca!”, “O Inferno De Dante”, “O Alfaiate Do Panamá” e “Thomas Crown – A Arte Do Crime”, refilmagem do grande sucesso dos anos 60 estrelado por Steve McQueen e Faye Dunaway.
Em 2004, enquanto a imprensa mundial se perguntava se Pierce Brosnan faria um quinto filme da série, após o vencimento do seu contrato para quatro filmes ter terminado, uma onda de boatos assolou a indústria do cinema e os tabloides ingleses sobre seu destino na pele do personagem, ora sendo noticiado que ele continuaria, ora que ele tinha desistido ou sido descartado por um ator mais novo. Com diversas declarações desencontradas do próprio ator e dos produtores da série, finalmente em 2005 os boatos acabaram junto com a carreira de Brosnan como James Bond, com o anúncio de que Daniel Craig seria o substituto de Brosnan no papel.
Seu primeiro filme pós‐Bond foi “Leis Da Atração”, uma comédia romântica com Julianne Moore, seguida de “O Matador” em que satirizava um assassino profissional, filme pelo qual foi indicado ao Globo De Ouro de Melhor Ator em comédia ou musical. Entre os últimos projetos do ator, estão desde comédias românticas até dramas: “Percy Jackson E O Ladrão De Raios”, “O Escritor Fantasma”, “Lembranças”, “Não Sei Como Ela Consegue”, “Salvation Boulevard”, “Amor É Tudo O Que Você Precisa” e a minisérie “Bag Of Bones”. Além dos filmes “Uma Longa Queda”, “November Man: Um Espião Nunca Morre”, “Perseguindo Abbott”, “Horas de Desespero”, “Urge” e “Invasão de Privacidade”.
Ativista a favor do controle de armas e casamento entre pessoas do mesmo sexo, Brosnan foi condecorado em Julho de 2003 pela Rainha Elizabeth II com uma OBE (Ordem do Império Britânico) honorária, por sua contribuição à indústria do cinema da Grã-Bretanha. Vegano, também é membro de grupos ambientalistas por amor e respeito aos animais. Atualmente mora em Malibu na Califórnia com o filho mais novo e a mulher, a jornalista Keely Shaye Smith.
Sem Comentários