For Your Eyes Only

For YCapa do livro For Your Eyes Only de Ian Flemingour Eyes Only é o oitavo livro sobre o agente secreto britânico James Bond. Escrito por Ian Fleming, foi publicado em 1960 e lançado originalmente no Brasil pela Editora Bestseller em 1965 como Para Você, Somente.

É o primeiro de dois livros de contos sobre o agente secreto criado por Ian Fleming. Dos cinco contos presentes no livro (“From A View To A Kill”, For Your Eyes Only, Quantum Of Solace, Risico e The Hildebrand Rarity), apenas os títulos Risico e The Hidelbrand Rarity não foram utilizados na série cinematográfica.

O filme 007 – Na Mira Dos Assassinos só utiliza o título de From A View To A Kill, já Risico teve parte de sua história utilizada no filme 007 – Somente Para Seus Olhos, enquanto alguns detalhes de “The Hildebrand Rarity” foram adaptados no filme 007 – Permissão Para Matar. Quantum Of Solace recebeu o mesmo título para o cinema em 2008, também sem nenhuma relação com a trama do conto.

Depois que o livro Casino Royale foi adaptado para a TV em 1954, a CBS considerou uma série de TV estrelada por James Bond, e fez em 1958 uma proposta para Ian Fleming de escrever 32 episódios. Fleming concordou e escreveu três histórias, mas a CBS desistiu. Em 1959, Ian Fleming juntou essas histórias para uma compilação incialmente intitulada “The Rough With The Smooth” depois batizada de For Your Eyes Only. As três histórias eram “For Your Eyes Only”, “Risico” e “From A View To A Kill”. Outros dois contos foram adicionados posteriormente, “The Hildebrand Rarity”, originalmente publicado na Playboy de Março de 1960, e “Quantum Of Solace”, escrito para a Cosmopolitan de Maio de 1959.

Abaixo, os contos do livro For Your Eyes Only:

  • “From A View To A Kill” (no Brasil: “O Fator Invisível”) – Neste conto, James Bond viaja à floresta de St. Germain na França para combater espiões inimigos. Os agentes enfrentados pelo herói não pertencem à SMERSH, que encerrara suas atividades em 1958, mas usam táticas de combate semelhantes às de Rosa Klebb. No desenrolar da investigação Bond descobre um aparelho instalado no subsolo da floresta, e seus ocupantes literalmente emergem do chão içados por um elevador hidráulico. Trata-se de uma aventura absurda e sem um clímax decente, cujo único interesse são as carrancudas reflexões de Bond sobre a decadência de Paris após a 2ª Guerra Mundial.
  • “For Your Eyes Only” (no Brasil: “Para Você, Somente”) – Um casal jamaicano, os Havelock, é morto por um assassino contratado. “M”, amigo pessoal do casal assassinado, manda Bond para investigar e 007 descobre que a filha dos Havelock, Judy está atrás do matador e do contratante. No filme 007 – Somente Para Seus Olhos, a filha do casal recebeu o nome de Melina.
  • “Quantum Of Solace” (no Brasil: “Quantum De Refrigério”) – É certamente o mais humano dos contos, pois não fala sobre Bond e sim sobre Philip Masters, um pacato funcionário do Serviço Colonial que conta a triste história de sua vida para James Bond durante um jantar na Jamaica.
  • “Risico” – Bond investiga Enrico Colombo e seu elo de ligação entre traficantes italianos e ingleses. 007 conta com a ajuda do agente-duplo Kristatos, que por fim descobre ser o verdadeiro vilão da trama.
  • “The Hildebrand Rarity” (no Brasil: “A Raridade De Hildebrand”) – Durante férias nas Ilhas Seychelles, James Bond descobre que o milionário americano Milton Krest está à procura de uma espécie rara de peixe, mas acaba morto. Cabe a Bond então investigar quem o matou.
Translate »