Assista Adele cantando “Skyfall” pela primeira vez ao vivo, no Oscar 2013.

007 - Operação Skyfall, Oscar 2013 Por fev 25, 2013 2 Comentários

Na noite deste Domingo (24), Adele e Paul Epworth conseguiram um feito inédito para a franquia James Bond, o primeiro Oscar musical pela canção “Skyfall”, do filme 007 – Operação Skyfall, uma missão épica que em meio século de filmes do agente secreto quase foi alcançada antes três vezes, em uma delas por Paul McCartney.

A artista britânica, que se mostrou muito emocionada ao receber o prêmio, fez antes de pegar a estatueta sua primeira apresentação ao vivo depois de mais de um ano de afastamento dos palcos, período durante o qual se tornou mãe e voltou a ser coroada a cantora que mais discos vendeu em todo o mundo.

Seu último triunfo vem pelas mãos de seu fictício compatriota, que é conhecido, além de pelo martini com vodca “batido, mas não mexido”, pelas Bond Girls e pelas cenas de ação, porque em seus filmes as músicas temas geralmente se tornam ícones, como mostrou a homenagem feita nesta cerimônia do Oscar.

Assista a apresentação de “Skyfall” por Adele, no Oscar 2013:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=T2L6FXiWFmw

Desde as propostas mais clássicas, como a de Nancy Sinatra (“You Only Live Twice”) e Gladys Knight (“Licence To Kill”), às mais contemporâneas, com Madonna (“Die Another Day”), Garbage (“The World Is Not Enough”), são muitos os famosos que puseram seu talento a serviço do agente mais famoso de Sua Majestade.

Até os irlandeses Bono e The Edge, do U2, contribuíram para a glória de Bond (compondo o tema de “GoldenEye”, cantado por Tina Turner), assim como os americanos Sheryl Crow (que co-escreveu e interpretou “Tomorrow Never Dies”) e o líder do Soundgarden Chris Cornell (que fez o mesmo com o tema “You Know My Name”).

E apesar da relação de célebres intérpretes e compositores, apenas três músicas emplacaram nomeações ao Oscar antes de Adele: “Live And Let Die”, de Paul McCartney; “Nobody Does It Better”, composto por Marvin Hamlisch e Carole Bayer Sager e interpretado por Carly Simon; e “For Your Eyes Only”, de Bill Conti e Michael Leeson, com a voz de Sheena Easton.

Nem sequer John Barry, com cinco Oscars, conseguiu a estatueta dourada para 007 apesar de ter dirigido a orquestra que gravou o emblemático “The James Bond Theme” no primeiro filme da série, 007 Contra o Satânico Dr. No de 1962, e de ter composto 11 de suas 23 trilhas sonoras, além de canções memoráveis como “Diamonds Are Forever”, “Goldfinger” e “Moonraker”, as três com Shirley Bassey.

Também de Barry foram os temas que, já nos anos 80, foram interpretados por bandas ícones da década, Duran Duran (“A View To A Kill”) e A-Ha (“The Living Daylights”).

E a lista de ilustres contribuições não acaba por aí. Além do tema central, foram muitos mais os artistas que participaram das trilhas sonoras de James Bond, como Louis Armstrong, Dionne Warwick, The Pretenders, Patti Labelle e K.D. Lang, entre outros.

Com informações EFE. █

2 Comentários

  1. valdirsobral disse:

    A Indústria sempre foi muito cruel com os filmes de 007. Isso é fato. Várias músicas, ao longo desses 40 anos poderiam ter levado estatuetas. Mas eles não gostam de filmes populares…porquê?
    Para um filme popular ser premiado precisa chamar muito a atenção deles…
    Isso acho que não viria ao caso. Ontem, com a homenagem (mais do que justa) a noite iria ser nossa. E foi. Só perdemos uma estatueta para o Pi(?). Quem é Pi perto de um agente veterano, de mais de 50 anos de telona chamado James Bond? Merecia mais? Sim, claro que sim!
    Quanto a Adele, desde os rumores sobre a música-tema, já apostava nela. Quando ela estava se recuperando de uma cirurgia, esperava seu retorno. Porque ela era a voz atual de um tema de James Bond. Não poderia ser outra e figurinha repetida não completa álbum. Não pelo seu sucesso atual, mas porque ela é a única voz que dignifica um tema de James Bond dos antigos, como foi em Skyfall. Os outros dois filmes vindouros parecem pequenos, perto da grandiosidade deste. E Adele lembra muito Shirley Bassey, com todo aquele glamour apresentado na noite de ontem. Ela é o diferencial que na música contemporânea não existe.
    A apresentação foi emocionante. Parecia que ela estava cantando nos créditos do cinema. Nunca mais verei a abertura do filme como costumava a ver, depois da apresentação de Adele. Foi sua coroação como artista e cantora.
    Só faltou os efeitos de “vários” James Bond para ficar perfeito. Será que mais perfeição existe? Senti ela um pouco nervosa no início da música. Mas quem não se sentiria assim, cantando para a Academia? Mas ela fez e muito bem e hoje sinto que finalmente vão olhar para a franquia com outros olhos. Amém.

    1. Marcos Kontze disse:

      Falou tudo Valdir.

Deixe uma resposta

Translate »